Batuque Peral e Gambá de Pinhel - Encontro de Tradição e Alegria

Santarém, Alter do Chão e região são agraciadas com belezas naturais exuberantes e que atraem olhares dos quatro cantos do mundo. Diversos movimentos culturais ocorrem (ou já ocorreram) nessa faixa territorial da Amazônia brasileira, como o Movimento de Roda de Curimbó, o trabalho de músicos e pesquisadores como Silvan Galvão e Edmarcio Paixão e tantos outros, sendo que muitos deles exaltam a cultura nortista em essência.

Recentemente alguns artistas de grande representatividade em Santarém e Alter do Chão se reuniram em favor de uma grande causa: a organização de movimentos artísticos e culturais por meio da criação do Grupo Batuque Peral. Confira mais informações a respeito do grupo nos parágrafos seguintes.

 

Temos uma riqueza de ritmos em nossa região. Somos privilegiados por tamanha variedade. Pensando nisso que o Grupo Batuque Peral, nascido em 22 de Junho de 2015, em Santarém formou um movimento de expressão artística e cultural da Região Amazônica, com o objetivo de vivenciar a história, a música, a dança, a pintura, a cerâmica, o artesanato, o teatro e as manifestações culturais da região que compreende os afluentes dos Rio Tapajós, Amazonas e Arapiuns.

Sob a coordenação de artistas e pesquisadores locais como Helder Gama, Jackson Fernando Rêgo Matos, Marcelle Almeida, Eduardo Dias, Osmar Vieira de Olveira (Osmarzinho), Lucinato Serique e colaboradores como Guilherme Taré, Nato Aguiar e Eduardo Serique, o grupo busca integrar os movimentos de folias, os ritmos do norte e os rituais sagrados de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas dos três rios.

Convidamos vocês a prestigiar no dia 01/08/2015 na Vila de Alter-do- Chão, na Cabana do Tapajós, o Grupo Gambá de Pinhél. A Vila de Pinhel, fica localizada no Município de Aveiro, no Oeste do Pará banhada pelo rio Tapajós, local onde é comemorado a festividade de São Benedito. O Gambá é música, religiosidade, dança e ritmo, são três dias de muita festa, ladainha, comunhão e alegria.Venha participar dessa festa da nossa cultura popular!

 

Texto de Marcelle Almeida e Jackson Fernando.

 

Mais informações: 991041137 - Marcelle Cemust

Tópico: Batuque Peral e Gambá de Pinhel - Encontro de Tradição e Alegria

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Conheça o trabalho do autor desta matéria. Curta sua págia!